shutterstock_348926726

O que é Obesidade?

O crescimento dos índices de obesidade nos últimos anos fez dessa doença uma das maiores epidemias da atualidade. Segundo dados divulgados recentemente pelo Ministério da Saúde,  mais da metade da população brasileira encontra-se acima do peso, sendo que 19,8% desses apresentam obesidade. 

Em 2017, a Organização Mundial de Saúde (OMS) considerou a doença como o quarto maior fator de risco para morte no mundo, levando 4,72 milhões de indivíduos a óbito. 

Sabe-se atualmente que esse distúrbio está associado a mais de 200 tipos de doenças. Algumas delas são:

  • diabetes,
  • doenças cardiovasculares,
  • alguns tipos de câncer,
  • doenças auto-imunes,
  • cirrose, distúrbios psicológicos,
  • demência.

Mas, o que é Obesidade?

Ela caracteriza-se pelo acúmulo de gordura corporal que ocorre quando a ingestão de calorias é maior do que o seu consumo. Para seu diagnóstico, o principal parâmetro utilizado é o cálculo do Índice de Massa Corporal, feito a partir da divisão do peso (em quilogramas) pela altura (em metros) elevada ao quadrado. 

Maus hábitos alimentares e sedentarismo, associados a predisposição genética, são os principais fatores desencadeantes do excesso de peso. Apenas em um número reduzido de pessoas as disfunções endócrinas estão implicadas como causa. 

Perdas de 2,5% do peso já reduzem os níveis de glicose no sangue, assim como a perda de 5% melhora fatores de risco cardiovascular, entre outros. 

Sendo assim, dieta e prática de atividade física são de fundamental importância na prevenção e tratamento dos pacientes obesos, que muitas vezes necessitam também associar outras modalidades de terapia, tais como medicamentosa ou cirúrgica.

Você sabia, inclusive, que um obeso pode ser mal nutrido?

Mas isso é tema para outra conversa.

Comentários

O que deseja encontrar?

Compartilhe